DestaquesFlamengoPalmeiras

Flamengo goleia o Palmeiras e entra na briga pelo Brasileirão

A noite desta quarta-feira (09), foi de festa Rubro-Negra no Maracanã, diante do Palmeiras de Abel Ferreira, o Flamengo de Tite levou a melhor. A vitória de goleada por 3×0 coloca o Mengão de volta a briga pelo título do Campeonato Brasileiro.

Então sexto colocado, seis pontos atrás do líder Botafogo, o Flamengo tinha diante do Palmeiras uma chance rara de vencer e voltar a brigar pelo título do campeonato. Já o Verdão, então vice-líder, precisava da vitória para assumir a liderança da competição.

Com a bola rolando foi o Flamengo quem levou a melhor. Após uma pressão inicial da equipe Rubro-Negra, o Palmeiras tentou uma reação e até chegou a igualar o jogo ainda nos primeiros minutos.

Bem marcado pelo esquema montado por Tite, Endrick era o melhor do time Alviverde, mas pouco conseguiu criar. E viu as poucas oportunidades construídas serem desperdiçadas por outros companheiros de ataque.

Enquanto sem a bola o Flamengo se defendia bem, com a bola a equipe buscava encontrar o primeiro gol. Nesse sentido, a vantagem no placar seria alcançada logo aos 17′ minutos, com Pedro.

O início da vitória do Mengão

O Camisa 9 do Mengão recebeu um lindo passe de Pulgar, que aproveitou uma brecha entre os três zagueiros da defesa montada por Abel. Na saída de frente com Weverton, Pedro soube dar um toque de cavadinha, com classe, para superar o goleirão Alviverde.

Com a vantagem no placar, o Flamengo de Tite soube ter paciência e calma para atacar nos momentos certos. Marcando na pressão, o Rubro-Negro buscava sufocar as tentativas do Palmeiras de criar oportunidades.

Focado, o Rubro-Negro chegou ao seu segundo gol apenas 11 minutos após marcar o primeiro. Aos 28′ do primeiro tempo, o lançamento do goleiro Rossi encontrou Cebolinha que dominou, cortou para o meio e lançou de cavadinha para De Arrascaeta. Praticamente dentro da pequena área, o meia uruguaio pouco precisou pular para ampliar a vantagem marcando de cabeça.

Se com um gol de vantagem o Flamengo jogava com tranquilidade e foco, com dois então a situação ficaria ainda mais favorável a equipe carioca. Já o Palmeiras, dependendo de uma escapada individual de Endrick, mal conseguiu reagir e parecia desorganizado em campo.

Tentativa de reação e expulsão no segundo tempo

Na segunda etapa de jogo, o Flamengo sabia que só precisaria manter a pegada e a concentração para evitar sofrer na etapa final. Já o Palmeiras em desvantagem no placar, optou por reforçar o setor o meio-campo e mandou Luis Guilherme para o jogo, em uma tentativa de criar mais oportunidades.

Mas a situação que já não era boa, ficaria ainda pior para a equipe de Abel. Logo aos 02′ minutos da segunda etapa, o Palmeiras perderia o Xerifão Gustavo Gomes. Enganado pelo quique da bola, o Camisa 15 errou o tempo da bola e ainda deixou o braço no pescoço de De Arrascaeta. Sem pensar muito, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima (PE) aplicou o vermelho direto no paraguaio.

Com um a menos em campo e dois a menos no placar, o Verdão tentou recompor a marcação com o zagueiro Naves, abrindo mão de um dos homens de ataque. Enquanto isso, o Flamengo soube aproveitar a vantagem numérica em campo e no placar para criar mais oportunidades.

Nesse sentido, aos 18′ da etapa final, Pedro novamente iria as redes defendidas por Weverton. Após bela troca de passes, Ayrton Lucas cruzou na área e Gerson ajeitou de cabeça para o Camisa 9 da Gávea fechar o placar. Final Flamengo 3×0 Palmeiras!

Classificação e próximos jogos de Flamengo e Palmeiras

Com o resultado, o Flamengo alcança 56 pontos e vai da 6ª para a 4ª posição. Agora o Rubro-Negro entra de vez na briga pelo título da competição.

Enquanto isso o Palmeiras sofreu uma derrota que poderá ser decisiva na sua briga pelo título do Brasileirão. Com 59 pontos, o Verdão segue na vice-liderança, mas precisará torcer por um empate entre Botafogo x Grêmio, para não perder a posição na tabela e continuar firme na briga.

Já o Flamengo, com três pontos atrás do líder, terá de torcer por uma derrota ou empate do Botafogo, para seguir na disputa. O Mengão retorna a campo no próximo sábado (11), às 18h30 (horário de Brasília), quando recebe o Fluminense no Maracanã.

O Palmeiras também retorna a campo no sábado, quando recebe o Internacional na Arena Barueri. A bola rola às 21h00 para o Verdão tentar voltar a briga. Ambas as partidas acontecem pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Hiago Luis

Editor-chefe e jornalista esportivo no Portal N10, formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Experiências no jornalismo impresso, rádio, TV e assessoria de comunicação, entre outros. Dicas e sugestões de pauta, enviar para: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo